APASGU-PB - Associação dos Pequenos Agricultores de Sítio Guerrilhas – Uiraúna -PB ( Assentamento

Desafios


Nossos desafios e agora conquistas .

Sonho e realidade! 
Agora , sonho e concretização.


Foto: José Santana Barbosa



Foto: Conceição Pinheiro


Foto: José Santana Barbosa

Projeto barraginhas...
 Sonhávamos e chegou também para a APASGU-PB.


 

Sonhos realizados!

          Uma medida que ajudaria bastante:
        È "O projeto barraginhas" que muito tem ajudado na Bahia e Minas Gerais. Tem como meta acumular mais água no lençol freático tornando a terra mais rica porque retém os nutrientes do solo.
          E não é que Deus através das políticas públicas ao Pequeno Agricultor proporcionou agora em março de 2015, este sonho das "BARRAGINHAS" para nossa APASGU-PB ?                     
            Consiste em fazer de locais de enxurradas pequenas barragens uma passando água para outra de modo que cada temporada de chuva vai enriquecendo com a umidade o solo e colhendo água em todo lençol freático da região.
         Estas barraginhas são reflorestadas em volta . (Não sei se isto eles fizeram), com a vegetação da própria região e plantas de pomares ajudarão na retenção da umidade da região e a durabilidade da água no recinto. ( Diminuindo assim a evaporação da água rapidamente).
 

Barraginhas feitas na "APASGU-PB ?

1-Ana Maria
2-Raimundo (Donda).
3-Domingos 
4-José Èzio (Zé de Doninha/0.
5-Jovêncio
6-Manuel
7-Titico

Fica a pergunta. 
Quem já reflorestou ao lado das "Barraginhas"? 

Seria um grande contributo ao planeta o reflorestamento delas, com uma maravilhosa vantagem, A água permanecera´mais no local.

Foram ao todo sete "Barraginhas".  Sonhos realizados!




          O sonho das "barraginhas" 
se concretizou, na nossa Associação APASGU - PB;. 

Estamos sonhando, agora, com as nossas 
"Cisternas Calçadão" 
para os Pomares e Hortas Permanentes.

         A EMATER-PB através de seus profissionais Geraldo Rodrigues Araújo, Dedé e toda equipe EEMATER - Uiraúna-PB,  junto ao Banco do Nordeste e Programa PRONAF, concretizaram o sonho destas famílias que aderiram ao PROJETO e estão todas radiantes e dando glória a Deus pelas fontes qque surgiram no nosso rico solo do Sítio Guerrilhas.  

Foto: José Santana Barbosa

APELO

           Na minha última visita a APASGU-PB tive um maravilhoso encontro com quase todas as famílias do Assentamento Sítio Guerrilhas:

          Expressaram os seus anseio  e pediram-me para fazer aqui o lançamento de uma Campanha que é prioridade de todos para angariação de recursos financeiros para a construção de sua Sede,  no Assentamento Sítio Guerrilhas.
      Quem puder patrocinar ou ofertar algo para fazerem um bingo ou uma rifa será a primeira atividade que farão com este objetivo:
                                                   
CONSTRUIR SUA SEDE.

Observação:

         Eles pedem ajuda como coisas simples, como uma prenda para começarem estas atividades, fazerem um bingo ou ajudas maiores.
E fazem um apelo ao Governo da Paraíba, Prefeita de Uiraúna, Leninha, Prefeita da cidade vizinha que será também beneficiada,  Prefeita Josiane - Paraná RN para que nos ajude a construirmos esse sonho que é cultura:

  Parte da cultura de Uiraúna PB que se perdeu...

- Reconstruir no lugar da antiga casa da Fazenda Sítio Guerrilhas que caiu completamente.
-  Por fora querem fazer uma réplica da Casa que abrigou a coluna Prestes e o Bando de Lampião. E por dentro:


 (Parte da cultura de Uiraúna PB que se perdeu...) E no seu interior a SEDE.

Casa que abrigou Lampião




SOS para reconstruir PATRIMÔNIO CULTURAL e SEDE do ASSENTAMENTO SÍTIO GUERRILHAS UIRAÚNA- PB.

  Ano passado esta casa que faz parte da história de Uiraúna -PB caiu.

Casa de Moisés Pinheiro e Vicência
 Sítio Guerrilhas .

Hoje Assentamento Sitio Guerrilhas - Uiraúna -PB APASGU-PB.

Seus sonhos

          A partir da experiência da formação da “Associação dos Trabalhadores” criada com a ajuda de uma das Proprietárias da terra, Terezinha Pinheiro Moreira o grupo adotou a reunião como espaço democrático das reuniões.

            Deixemos que nos apresente uma das proprietárias da Fazenda Sítio Guerrilhas: Terezinha Pinheiro Moreira, Assistente Social da EMATER-PB, assassinada por um adolescente de quatorze anos, buscando dinheiro para drogas, em sua própria casa, em João Pessoa - PB:

               “Acima de tudo esses trabalhadores eram especiais para meus pais”. Era um grupo de cidadãos tratados com dignidade, respeito e amizade apesar de residirem fora da propriedade a 3 km de distância, vindo diariamente a pé, de jumento, a cavalo ou de bicicleta, da Cidade de Paraná – RN. Embora pequena a terra em torno de 171 ha, de excelente qualidade, com terrenos de chapadas próprios para mandioca, fruteiras (a mais comum o cajueiro) e palma. Então, transformar os trabalhadores em os próprios donos daquele cantinho da natureza de paisagens serranas nos fez mais felizes e tranquilos do que víamos antigamente, improdutivo e decadente, apesar de muita gente na época duvidar disso.

Como afetividade se transfere nós herdeiros da terceira geração, vivendo distantes, sentíamos o mesmo respeito por todos eles e muito mais, sentíamos desejo de realizar o sonho filosófico e social da Reforma Agrária: terra para quem nela trabalha. Eles estão pagando o imóvel em 20 anos, com três anos de carência e parcelas em torno de seiscentos reais anos. Mas para nós foi um ideal de espiritualidade renunciar ao legado daquele imóvel que pertenceu aos nossos pais e avós, um ato de amor e desprendimento cujo valor financeiro jamais pagaria o valor de estimação, no entanto aquele espaço continua nosso. Lá no Sítio Guerrilhas somos bem vindos hoje. Outro dia um deles falou para mim:

 “Entre aqui, você tem parte nesta casa, ela também é sua”. “E todos ficam felizes por uma Reforma Agrária pacífica e histórica na região de pequenos proprietários conservadores”.

Somos uma Associação de Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas de Uiraúna na Paraíba, localizada na região nordeste daquele Município próximo à fronteira dos dois Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Entidade civil organizada em 2003 por dez famílias de trabalhadores rurais batalhadores, tendo como fim e objetivo a aquisição do imóvel, a geração de renda, à qualidade de vida daquelas e a preservação do meio ambiente, com recursos do Programa de Combate a Pobreza Rural e de Reforma Agrário do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, do primeiro Governo Lula em parcerias com o primeiro Governo Cássio Cunha Lima, através do INTERPA – Instituto de Terras do Estado da Paraíba, a SAIA – Secretaria de Agricultura, Irrigação e Abastecimento e EMATER – PB, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba, com apoios da FETAG – Federação dos Trabalhadores da Agricultura da Paraíba e do fórum de Apoio à Reforma Agrária, do Banco Nordeste de Sousa – PB e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Uiraúna – PB e dos três proprietários herdeiros do imóvel.

                                                       As nossas conquistas

O nosso primeiro trabalho em mutirão foi “bater os tijolos” para a construção das casas. Foram construídas nove casas porque uma já estava pronta.

Todos os nós os componentes e dirigentes da Associação, sem nenhum recurso são considerados bravos pela conquista do sonho e da cidadania coletiva do grupo.

               A compra da terra e a divisão por cercas.

                Construída uma parcela boa da cerca da ária de proteção ambiental. (Falta concluí-la).

               A eletrificação da Fazenda Guerrilhas pelos órgãos competentes. (Fizemos uma carta ao Presidente Lula e o intitulamos entre nós padrinho do nosso assentamento).

                Construção das nove casas e posteriormente um pequeno galpão para guardar a lavoura.

               A reforma não grande do açude velho. (Ainda não segura água de um ano para o outro a água armazenada). Seca e ficamos somente com o poço minguado para dar água ao gado e ás dez famílias.

Os nossos desafios e sonhos:

Fundação de dois poços fluviais para organizar e desenvolver a produção agropecuária, as condições hídricas e de moradias higiênicas para o bem estar das famílias assentadas e para ver brotar o nosso solo seco, porém pleno de vida em germes, bolhas e explosão de oxigênio e verde para amenizar o aquecimento global do planeta.

                Pequenas barragens para piscicultura entre morros destinados pela própria natureza ressequida e acaba se tornando desmatada e com o solo descoberto pelo calor massacrante.

                 Asfaltar a estrada ligando Uiraúna-PB via PARANÀ-RN. (No período chuvoso tudo para, fica intransitável).

                  Obter meios de transportar alimentos como a mandioca e o caju, visando agregar valor e gerar renda; Conseguir meios de transporte para comercialização dos produtos em feiras livres, creches e restaurantes dos municípios vizinhos. Quanto ao transporte os nossos filhos estudam na cidade de Paraná-RN porque é mais próxima do que Uiraúna- PB. Não temos transporte nem ajuda de custo para o mesmo. Algumas das crianças vão sobre motos sem segurança... Debaixo de sol escaldante e chuva...

               Obter uma linha telefone para o acesso á internet acesso á internet.

               Asfaltar a estrada ligando Uiraúna-PB via PARANÀ-RN. (No período chuvoso tudo para, fica intransitável).

 A construção da SEDE:

Sonhamos, porém não está dentro deste Projeto de Combate à Pobreza Rural que nos possibilitou a compra da fazenda, com a reforma da casa velha que abrigou o bando de Lampião e colocaria a Fazenda Guerrilhas dentro do roteiro turístico da Paraíba, da coluna Prestes e Lampião. (Que seria uma nova fonte de renda). A antiga casa de Moisés Pinheiro que já está quase toda caída... Um pedaço de cultura que vai morrer.

Construir nesta casa um pequeno salão para reuniões com em espaço para uma minibiblioteca. (Tem crianças, adolescentes e jovens) e uma cozinha industrial para geração de renda...

O médico também vem dar plantão e não tem um pequeno ambulatório ou uma salinha para ele atender... Tudo poderia ser nesta casa antiga reformada como uma réplica da que abrigou Lampião, pois hoje as suas paredes já não suportam... Ela era enorme só está de pé um pedaço e está desmoronando-se.
Contato: 

               Assentamento Sítio Guerrilhas


  APASGU-PB - Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas Uiraúna - PB.

       Sítio Guerrilhas Município de Uiraúna – PB.

       Presidente: Domingos Gomes do Nascimento
                        Tel. 84 -99417761       Secretária: Ana Maria Valentim- 84 96739704

       Conta Bancária: Banco do Brasil

     Posteriormente colocaremos a conta.



                        Convivência com o Semiárido 
Aprenda a conviver com a seca          

Aprendendo a conviver com a seca 

        Convivência com o Semiárido           

Aprendendo a conviver com a seca 

                                       

          Projeto de reflorestamento para o morro ignorado pelo IBAMA de Uiraúna-PB.

Um SOS para os ambientalistas!

Francisco Adelino Barbosa - Primeiro Presidente da APASGU-PB e alguns dos seus filhos.

Projeto de José Santana 













Projeto Ecológico de Combate à Desertificação 
e Preservação Ambiental


I - Identificação:
   Morro do Adelino

Localização:
 APASGU-PB – Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas – Uiraúna-PB
Endereço:
Assentamento Sítio Guerrilhas. CEP- 58915000- Uiraúna- PB.

Solicitação:
José Santana, filho de Francisco Adelino Barbosa (Falecido), Socorro mãe e irmãos com grupos de amigos da sala de aula, aos amigos, conhecidos, ONGS ou Órgãos Públicos.

Público alvo:
           Dez famílias da APASGU- PB - (Assentamento Sitio Guerrilhas) totalizando um total aproximadamente direta e indiretamente 45 pessoas e toda população desta região semiárida.

II- Justificativa
1.     Como filho de uma das associadas da APASGU-PB, na nossa parte tem um morro em estado de degradação da vegetação, pela presença de animais principalmente o gado.
 Dei o nome deste MORRO DO ADELINO, em homenagem ao meu Pai Francisco Adelino Barbosa que foi o primeiro Presidente da Associação e que ajudou na organização da mesma.
Fazendo uma caminhada sobre o morro com alguns colegas de sala de aula, pensamos em fazer algo para reflorestar o morro. Como estudantes e minha mãe viúva não têm condições financeiras para a realização do projeto.
Pensei em reflorestar porque o morro já está com erosões. E mais abaixo tem um pequeno açude.
Para reflorestá-lo é preciso fazer uma cerca como proteção para que o gado não suba e volte á vegetação nativa.
Teríamos um sonho de construirmos um poço artesiano que seria ideal para que possamos fazer a plantação das mudas de vegetação nativas. É muito triste ver a natureza se degradando, o morro desmoronando por erosões e não podermos fazer muito... Não adianta plantar sem um recurso continuo de água que gere a vida.
             A nossa APASGU-PB vai se cadastrar dentro do PAA.  Como produzir sem água?
              A própria estrutura do Sítio Guerrilhas é por natureza favorável para a criação de pequenos e grandes açudes que seriam fontes de riqueza para toda nossa região.
        Dentro do assentamento tem uma ária de proteção ambiental que falta concluir a cerca de proteção.

II- Desenvolvimento do Projeto

1.     Objetivo Geral
       Gerar recursos hídricos abrandando a desertificação do semiárido.
2.     Objetivos específicos:
a-     Adquirir recursos hídricos para o desenvolvimento da agricultura sustentável.
b-     Obter um poço artesiano para fazer reflorestamento e desenvolver o projeto a agroecológico do assentamento.
c-     Proteger morro desmatado para evitar erosão para combater a desertificação rural.
d-     Fazer o reflorestamento na parte degradada contribuindo para a vida do bioma.
e-     Adquirir recursos financeiros para cercar o morro e concluir a cerca da ária de preservação ambiental do assentamento.
f-      Obter recursos para adquirir mudas nativas e frutíferas.

Recursos indispensáveis para elaboração do projeto:
·       Mudas de árvores e sementes diversas;
·       Postes para fazer a cerca;
·       Arames;
·       Ferramentas;
·       Cancela;
·       Poço artesiano ou aprofundamento e reforma do açude comunitário.
·       Irrigação até o morro.

Agente do Projeto Morro do Adelino:

Nome: José Santana                             Telefone: 84 998037695

Endereço:
                  APASGU-PB
                  Assentamento Sítio Guerrilhas
                  CEP 58 915 000 - Uiraúna –PB

                   
                          

          Uma medida que ajudaria bastante é "O projeto barraginhas" que muito tem ajudado na Bahia e Minas Gerais. Que tem como meta acumular mais água no lençol freático tornando a terra mais rica porque retém os nutrientes do solo.
          E não é que Deus através das políticas públicas ao pequeno agricultor proporcionou agora em março de 2015 este sonho das "BARRAGINHAS" para nossa APAGU-PB?                     
            Consiste em fazer de locais de enxurradas pequenas barragens uma passando água para outra de modo que cada temporada de chuva vai enriquecendo com a umidade o solo e colhendo água em todo lençol freático da região.
Estas barraginhas são reflorestadas em volta com a vegetação da própria região ou pomares que ajudarão na retenção da umidade da região e a durabilidade da água no recinto.

         A EMATER-PB através de seus profissionais como GERALDO, Dedé outros junto ao Banco do Nordeste, no Programa PRONAF concretizaram o sonho destas famílias que aderiram ao PROJETO e estão todos radiantes e dando glória a Deus pelas fontes que surgiram no nosso rico solo do Sítio Guerrilhas.  
                                     
 Diário ou Comunicados para a APASGU-PB.















              
     
Foto: José Barbosa Santana
APASGU-PB

        O que falta para se desenvolverem melhor ?

 
        Capacitação, coragem para trabalhar e ousadia. Tentar, cada um deve pensar:
        O que eu posso fazer cada dia para desenvolver aqui, com esse tesouro de terra,  algo para que tenha retorno?
        Por exemplo:
        No período da seca brava.
        Este é um período que todas as plantas estão de férias. Não produzem, caem as folhas , não dão flores...Por que não aproveitar para fazer a poda dos galhos baixos das árvores?
       Segundo especialistas na botânica as folhas e galhos secos servem como forração da terra. Produzem algo semelhante a "água". Eles, os bagaços e folhas secas , deixam vivos os micro-organismos da terra que irão ajudar no combate também das pragas. 
         Dessa poda depois de alguns dias você pode preparar montes de lenhas ali na frente da sua casa que já é um "Comércio aberto". Expostos para venda na beira da estrada.       
        Para quem tem poço uma horta permanente,  sempre com verduras para o consumo e para quem busca. Ter sempre...
        Os jovem devem está engajados com os pais no trabalho contínuo. 
Mamãe, Maroquinha Pinheiro, sempre dizia: 
         "Quem trabalha Deus ajuda".
       
  Parabéns aos que estão lutando incalculavelmente, empenhando-se com afinco,  no projeto APASGU-PB. 
         Que DEUS dê a luz e a força para não se acomodarem pois, não terei paz em relação a este Projeto,  enquanto não vê todos produzindo e tendo retorno econômico nos seus trabalhos.
         Parabéns a cada um pela conquista da "Terra"! Avante agora para a conquista da auto sustentabilidade e da produção. "do pouco se vai ao muito". Papai , Sátiro Francisco dizia.
                      Avante queridas família que tanto amo!

                           Maria da Conceição Pinheiro Moreira
                                              14/08/2020









            
Tempos novos para a APASGU-PB !  

Água, a Vida! 

                Porque começou a brotar primeiro no coração de cada um a gratidão a Deus por tudo e o amor a Jesus no irmão. E Deus escuto a prece de seu povo aprovando os Projetos que se concretizam anunciando muitos frutos que virão!

Foi a verdadeira páscoa para todos da APASGU-PB.

O deserto vai virar vida...

Nota

        Com imensa alegria para as dez famílias da APASGU-PB foram contemplados os seus Projetos Hídricos:
       Três poços e seis pequenas barragens. Veja como Deus se apressou em nos escutar! Todos estão felizes e radiantes gratos a Deus e dando glórias por tudo...

          Os três poços já estão prontos e deu uma água maravilhosa para aquela região que muitas vezes dá a água salgada.
        A água é doce e cristalina que parecem fontes vindas do céu... Agradecemos a EMATER-PB. E  órgãos competentes. Especialmente a GERALDO Rodrigues e ao Dedé por acompanhar com carinho esta associação.
        Todos estão imensamente gratos e pede a Deus as chuvas abundantes para a alegria de todo sertão.

         As dez famílias – APASGU-PB.

                                     
                                              José Féliz e José Santana autores da foto e das bandeiras.




Heronides ( Titico) emocionado com a minha carta.











Foto: José Santana

       



Convivência com o semiárido: uma conquista






      
Conceição Pinheiro











Hoje assisti a uma palestra de um cientista da EMBRAPA
que me fez lembrar a nossa APASGU-PB:
             Este cientista brasileira junto com outros descobriram o genoma do eucalipto e vocês não imaginam o quanto esta árvore é importante!
           O eucalipto é uma das árvores mais importantes, hoje, para se extrair a madeira de forma sustentável. Está comprovado também que o eucalipto é um ótimo repelente de uma imensidade de insetos.
             Plantar um pé de eucalipto é como se fazer uma poupança na propriedade. Pois sua madeira é um socorro para os momentos de dificuldades e cresce rápido depois da poda. Plantar eucalipto entre lavouras ou como cerca viva só desenvolve a propriedade em todos os sentidos. Tanto economicamente com ecologicamente.

          Está aí uma receita para um bom investimento sustentável.


                                         24/07/2014

                                                





APASGU-PB – Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilha                             
CEP 58 915 000- Sítio Guerrilhas- Uiraúna - PB | 
                       
http://assentamentositioguerrilhas.blogspot.com.br



Foto: Conceção Pinheiro
  Casa da Ana Maria Moreira
Frutos da comunhão.... Num dia de confraternização que estive e presenciei cada um trazia algo...








        
























 A APASGU-PB (Associação de dez famílias), é uma das associações que está creditando os seus compromissos, com dificuldades, mas está em dia no estado paraíba.... É algo valioso para uma associação pois, os projetos continuam e uma   entidade não vai para a frente se não tem regularizada a sua vida financeira.
                 Se vocês passam por lá, quem vai na estrada de Uiraúna para Paraná-RN, por dentro, (Como eles falam), pelo Sítio Santa Umbelina, passam em frente a APASGU-PB.
       Neste período de seca tem apenas "OVOS CAIPIRA, GALINHA e NATA” (Com Zilma), para vender. Assim, estarão edificando o progresso deste Projeto AGROFAMILIAR.
         Já tem maxixe e daqui a pouco melancia... E feijão verde.
           Quando vierem as chuvas vocês poderão comprar ali, direto dos produtores:
            Maxixe, acerola, melancia, milho e feijão verde, ovos sem hormônios...

       APASGU-PB agradece e Deus muito mais!

Notícias

Hoje: 30/03/2016 fiz o pedido de outros Cursos ao SENAR-PB para a APASGU-PB:

Caríssimos (as) do SENAR- PB,



          O ano passado foi dado um Curso sobre Agroecologia para o Assentamento do Sítio Guerrilhas- Uiraúna -PB para dez famílias que é hoje o Assentamento Sítio Guerrilhas ou APASGU-PB – Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas – Uiraúna - PB.
         Gostaríamos que fosse dado os cursos de “Criação de Abelhas para Produção de Mel” e   “Organização Comunitária”.
Agradecemos desde já o seu valioso apoio:
         Contatos: Presidente da APASGU-PB: Domingos Gomes:  83 99417761
                         Vice-Presidente: Ana Maria Valentim: 84 996739704
                         Secretário:  José Santana.
                                        josesantana2010@outlook.com

A Providência de Deus

        Dia 01/10/2013 Fez ano da partida de Terezinha Pinheiro para o Paraíso. Justamente este ano o empréstimo que as dez famílias tinha feito teve um desconto de oitenta e cinco por cento pelo Governo Federal. Assim agora eles podem fazer novos Projetos.

 
Terezinha lá do céu intercedeu por eles e abateram as suas dívidas...                                         
             Um dos principais projetos que eles querem seria colocar energia no baixio:
          Estão se unido todos os que possuem terras no baixio para chamar a Empresa Paraibana de Energia para instalar um motor no poço.
               Acham que a solução mais viável para desenvolverem-se é unir as forças. Assim poderão contratar uma firma especializada para fazer a canalização da água para começarem a plantar uma vasta e rica produção orgânica.
            Sei que lá do céu Terezinha está ajudando ao sucesso da APASGU-PB que breve terá sua ampliação para lançarem-se na geração da melhoria da renda familiar.

                               Conceição Pinheiro
                                                                 30/10/2013.

Encontro com a  APASGU-PB


      
      Na minha última visita agora em dezembro tivemos um maravilhoso encontro com quase todas as famílias da Assentamento Sítio Guerrilhas:
Assuntos tratados:
        - Estatutos da Associação:
       - Função do Presidente, do Secretário e do Tesoureiro.
         - O homem templo da divindade de “Deus Amor” que habita em cada homem através do batismo.
         A importância de amar-se reciprocamente e encontrarem-se semanalmente porque em comunidade onde existe o amor entre ambos habita a presença divina e potente do Espírito Santo. Ele que faz atrair a providência para todos e é luz para todas as decisões.
                               Assunto tratado por:  Maria da Conceição Pinheiro
    O Presidente da Associação Domingos fez uma explanação da atual situação econômica e financeira da APASGU-PB e das dificuldades e conquistas.
Surgiram algumas sugestões que foram aprovadas em unanimidade por todos:
            - A primeira é que todos concordam em reunirem com mais frequência.
               Não vou colocar aqui todas as decisões... Somente a que se refere a participação também dos membros desta comunidade e dos amigos e voluntários da Associação:
- Lançamento de uma campanha de angariação de recursos financeiros para a construção de uma sede no Assentamento Sítio Guerrilhas. (Salão para reunião, cozinha industrial; Sala para atendimento do médico e odontológico; Quarto para acolher visitas à associação e uma capela.
             Sugerida pelos jovens e adolescentes participantes entre eles, José Santana, filho de Titino, ex-presidente da Associação (em memória), que sugeriu para criar no Face book uma comunidade aberta onde se possa mobilizar esta CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO DA SEDE DA ASSOCIAÇÃO A FIM DE OBTEREM PRÊMIOS para bingos e rifas.
               O encontro foi concluído por uma oração e na certeza de que quando estamos unidos, “Ondes dois ou mais estão unidos em meu nome eu estou no meio deles”. Mateus 18,20.
               Fizemos um momento de pedidos...comunitários e alguns Deus já nos concedeu que foi encher os açudes e agora continuamos a pedir um bom inverno.
              Concluímos com a partilha também de nossas dores e anseios onde Ana Maria vice presidente da APASGU-PB colocou a sua dor lembrando os momentos fortes da partida de sua mãe Maria que fez parte da vida do Sítio Guerrilhas e também coloquei a minha experiência como procuro unir a minha dor a de Jesus, com a partida de minha querida mana Terezinha Pinheiro. Terminamos a nossa reunião com a aprovação de algumas metas importantes para a nova caminhada da Associação e com muitos abraços.
                                                                    De: Maria da Conceição Pinheiro Moreira

               Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas - Uiraúna - PB.  

Sugestões para os desafios da APASGU-PB e conquistas:

A forma e o lugar das barraginhas :

-Aproveitas locais onde vem a enxurrada no período das chuvas..


- Fazer as barraginhas em forma de lua.

Criação de peixes

Barragem com 12 m se faz em duas horas de trator.


Coloca 25 cm de terra em cima do plástico.

            Pode-se  fazer duas uma para criação de tilápia outra para traíra.

Graças a Deus!
 O Pai Eterno nos escutou e este mês de março especialmente entre a comemoração do terço de São José e a páscoa saíram os Projetos das Barraginhas e dois poços.  A APASGU-PB está radiante de alegria ! 
Tudo para a glória de Deus pois, com oração e luta e com pessoas maravilhosas á frente dos Projetos,  tudo se vence!
                                   
Resumo de uma entrevista

 Ao diretor da  EMBRAPA -  semiárido:


                  Assisti a uma entrevista com o Diretor da EMBRAPA SEMIÁRIDO e anotei algumas citações importantes para a região da APASGU-PB, para a região do sertão que tanto sofre com a falta d'água e a seca...
               Para os Assentamentos é importantíssimo o treinamento dos agricultores em cursos de capacitação, seminários e palestras... Isto enriquece pela troca de experiências que lhes dará uma ampla visão para empreender e trabalhar a terra para o consumo produtivo e rentável:
·       
     Conhecer as plantas resistentes ao semiárido
·        
·       A região do semiárido é propensa a ter menos fungos na lavoura.
·       Para fazer uma agricultura familiar rentável uma cisterna grande (Não anotei a metragem). Maior do que as que o governo faz resolve muito... Para a agricultura familiar.
·       No caso de quem tem um poço com água salgada pode fazer barragens para criação de tilápia rosa.
·       Procurar conhecer e pesquisar nos sites da EMPRAPA ou na Internet as plantas adaptadas ao calor, ao sol do semiárido. Anotei algumas além do milho e feijão, o feijão guandu forrageiro, a melancia, o tomate, o jerimum, a palma forrageira, o abacaxi, a uva e a manga, acerola e mamão.

·       Plantação de flores, mel;
·       A capricultura (Criação de caprinos). È uma carne que promete com o queijo de caprinos. (Foi comprovado que pelas secas constantes nesta região não é propícia para a criação de gado, morreu muito gado com a seca, pois ele não resiste muito ao calor e a seca).

    Resumo da entrevista:
                 Maria da Conceição Pinheiro Moreira

                                    01/07/2013.
                                                                          De:
                                                                                                       Maria da Conceição Pinheiro Moreira
                                                                                                                           
                                                                                                                        12/05/2013

Comemoração no dia de São José. Dia do aniversário de Zé Félix e de seu filho José.



         Para mim esta foto é significativa:
        Estas luzes no centro são como a chama do amor que nasceu deste encontro de pessoas que se amam. Todos ficaram felizes. Não é verdade? É este o fruto que gostaria que vocês experimentassem quando digo:
          Encontrem-se! A alegria é o fruto maravilhoso destes encontros! Avante!

         Muitas ideias nascerão porque Deus está presente onde no amor as pessoas se reúnem. As dificuldades existem sempre, porém “ELE” nos empresta os seus olhos para enxergarmos as pessoas e o mundo com o seu olhar...Com o Seu AMOR.
                                                          Conceição Pinheiro
                                                             24/03/1013

Notícias do José Santana.

Hoje tive notícias da APASGU-PB através de José Santana que nos presenteou com estas fotos que nos trás a alegria pela chegada da chuva na nossa região:

Foto: José Santana
Foto: José Santana


Estrada do Sítio Guerrilhas ao Paraná-RN.

Andar por esta estrada!
Quantas caminhas aqui nesta estrada eu pequenina com meu pai...
Ou com minha irmã Terezinha cada uma com um graveto
 que fazia a vez do um "carro".
 Em contato com a areia da estrada até fazia a poeirinha do carro!
Iamos eu e ela fazendo planos para o futuro.
De cada uma ter o seu carro e parecia um verdadeiro carro,
 para mim , na fantasia infantil já era um carro de verdade.
Porém, quando vinha um carro de verdade na estrada,
corríamos e ficamos  escondidas  dentro do mato 
Como se tivesse invadido a nossa passagem.

 Andavamos sempre a pé do Paraná-RN para as Guerrilhas
Livres como os p[assaros sem medo e sem violèncias...
Assim, foi a nossa infância entre Para-a-RN e Guerilhas!

Andar a pé  e sem pressa!
Parar para catarmos ameixas e as frutinhas azedas da "emburana".
Sentir o cheiro do mato verde e do marmeleiro.
 Pisar  nas poças de água e descer o morro até o açude...

 Ir até ao baixio escoltada, pela onda de pássaros livres orquestrando suas canções, em festa...
 Contemplar a vegetação brotada da terra seca e agora encantadora!
Estes pássaros são os guardeões da vida nas fazendas e florestas!
Eles que fazem o reflorestamento natural dos morros e da "reserva ambiental.
Como presente de Deus aos donos da terra e para o bem e saúde do planeta .
Ah! A reserva ambiental! 
Mais um sonho, mais um desafio, um pesadelo para mim!
Neste ano em que o Papa Francisco faz o apelo: 
Para "cuidamos da Casa Comum", o planeta. 
Precisamos refazer a certa da "Reserva Florestal da APASGU-PB".
Mais um sonho! Mais um desafio que pode se tornar também em oração e preces 
como foram os outros projetos.
                                              24/ 03/ 2013
                                   Maria da Conceição Pinheiro Moreira

Projeto dos Depósitos para guardar as lavouras .

(Cada familia fez o seu).

Casa construida por Terezinha Pinheiro.
Sorteada para Francisco Valentim e Ana Maria Moreira


Mais notícias da APASGU-PB!

         Hoje conversei com Francisco Adelino Barbosa ( Titino) , Presidente da Associação. E fiquei muito feliz por esta notícia:
Cada família agora construiu um depósito para armazenar sua safra. Assim tudo vai se tornando mais fácil para eles poderem começar um “PROJETO DE GERAÇÃO DE RENDA” para as famílias.
Hoje tive uma grata surpresa:
Encontrei no Blog do Fernando da cidade de Paraná - RN uma das casas do PROJETO APASGU-PB, já com o depósito (Que falei acima) construído falei acima.


Partilha que é história da APASGU-PB:

Cartas , e-mails e escritos para os membros

 da ASSOCIAÇÃO SÍTIO GUERRILHAS.

Resolvi colocar algumas cartas que escrevi, pois, vi que tudo na nossa vida passa muito rápido. Quem diria que Terezinha Pinheiro partiria tão cedo?
Como também o Primeiro Presidente da Associação Francisco Adelino Barbosa- Titino. E, Francisco Valentim que foi o primeiro a morar na APASGU-PB e também o nosso querido Chico Félix amante sem igual da Fazenda Guerrilhas. 
Hoje fazem parte da Igreja Triunfante, pois, todos estes,  tenho certeza que estão na plena glória com Deus. Assim, como Terezinha dizia:
 “o que está escrito fica para a posteridade”.

Reescrito 30 / 09 /2022

                 De Conceição Pinheiro e outros sobre a APASGU-PB

Natalia Pinheiro com a filha de Titino e Socorro



                            
                    Visitamos a Associação sitio Guerrilhas

Casa da Ana que nos acolheu
Um encontro inesquecível!
      




 Foram momentos inesquecíveis de alegria.
             Na sexta estive com Ana e Francisco Valentim que estava se preparando para uma cirurgia em Natal. No sábado fui com o Eduardo e Natalia.
            Foi um momento de descontração e confraternização. Estava também Osvaldo que com Titico e sua sanfona, Severino no triângulo e Titino no pandeiro que alegrou a todos e deu um clima de festa.
            Falei de como estava tudo indo pra frente e quanta coisa tinha sido feita após a nossa última visita: os novos açudes, a criação de porcos com sua estrutura. Os depósitos ao lado das casas. Muitos que estão prosperando com a venda de galinha, ovos, doces etc.
            Discorri também da importância de unirem-se. Pois Jesus falou: “Onde dois ou mais estão unidos eu estou no meio deles. “De falarem um do outro como se ele estivesse presente”. E que se continuarem unidos Deus manda a providência em tudo.
           Falei também da importância de serem perseverantes nos encontros mesmo se nem todos sempre podem estar presentes. Pois através das reuniões encontram a força pra prosseguirem e os trabalhos  terão a luz da presença de Deus que “Ele” promete onde “dois ou mais estão unidos em meio nome”. Cada um vai ao encontro do outro para amar, para ouvir, para escutar com amor... Assim todos se sentem bem e acolhidos. E Deus se faz presente através da alegria e esperança que passa a habitar em todos.
          O que falta a todos é a água encanada e é o desafio e o que cada um pede a Deus e as autoridades políticas da região.  Fiquei de fazer um e-mail em nome da APASGU-PB ao Presidente Lula pedindo a água. E nos despedimos com saudades!
                                                       
Titino,  Osvaldo, Titico e Conceição






Foto: José Santana
  
                                        Muito bom o blog, adorei parabéns !

   Estudante, filho de um dos associados da APASGU-PR, Titino e Socorrro. È o atual secretário.         

O jeito certo de ganhar retorno:




Uma caminhada que fiz bem cedinho quando passei dois dias na Associação APASGU-PB. Deixo minhas observações que seguidas pode se tornar num programa para o trabalho diário da sua terrinha...



Vamos cuidar e preservar as nossas árvores típicas da nossa vegetação. Uma forma concreta de poder contribuir para atrair as chuvas para o nosso sertão.


 





Como plantar tomates em vasos.

           Uma caminhada que fiz bem cedinho quando passei dois dias na Associação APASGU-PB. Deixo minhas observações que seguidas pode se tornar num programa para o trabalho diário da sua terrinha...

Esta pequeninas podem fazer poda para fazer cobertura em voltas das árvores e do solo.
Linda árvore que deve ser preservada.
 E na época que ela tiver a semente guardar para semear na beira das cercas. Ótima para plantas nos aceiros para dar mais umidade as plantações.
Esta pequeninas podem fazer poda para fazer cobertura em voltas das árvores e do solo.


.
Ótima sugestão. Nunca queimar...
 Poderia ficar ao redor de outro tipo de árvore, pois a jurema mata a vegetação nativa do solo.

A queimada queima o oxigênio do ar... Nunca se deve queimar ou fazer queimadas. Bom seria espalhar sobre a terra que está descoberta para se transformar em ricos nutrientes e também proporcionar para que na terra crie os seus micro-organismos que darão vida...  


È gerar mais vida no ambiente...
Nunca deixem madeiras soltas assim no seu terreno pois pode causar tentação para quem passa por perto. Além de mostrar uma desarmonia no ambiente em sua volta. Eu tiraria a jurema que acaba com o outro tipo de vegetação e deixa o solo pode e não nasce outras plantas ao seu redor...


Façam cancelas pintadas de branco que não esquenta o planeta.. . Junto podemos tudo...

Atenção! Cuidado com as Juremas! Acaba com a linda vegetação nativa.

Fiz estes círculos de pedras para segurar mais água e nutrientes ao seu redor.

No período da seca é muito importante fazerem a cobertura do solo. Que pode ser com bagaço de cana, pó de marcenaria, folhas, gravetos e galhos secos.

Àrvore nativa. Não sei o nome. Ideal para cerca viva. Isto é, plantar ao lado das cercas de arames.

A ausência de cobertura do solo aqui está criando uma erosão.


Concluir a tarefa com perfeição deixando em harmonia é sinal de santidade.


No período da ausência de chuvas é o tempo de aproveitar para podar as árvores a fim de fazer a cobertura do solo.

Podar a mangueira na altura de alguém andar por baixo dela e os galhos não tocarem na sua cabeça.
 Espalhar todos os galhos da poda na terra que se encontra descoberta.




Colher suas sementes...
Criar na APASGU-PB um "BANCO DE SEMENTE" que poderá ficar numa futura "SALA VERDE" quando tivermos a SEDE.


As pedras não esquentam o solo. São a sua proteção . 

Plante, plante árvores e verás que a chuva virá...



Encontrei vários pedaços de ossos. ótimos para se enterrar próximo ás árvores ou num locar à parte para depois de dissolvidos pela terra, semear o pó do osso em volta das árvores frutíferas. 

Se aparece uma pequena árvore vale á pena fazer um cercado para sua proteção enquanto está pequena . Depois era será o cêntuplo em sombra, folhagem e acima de tudo : atrativo para chuva...







Aqui um verdadeira agressão! não aconteceu o manejo correto. As árvores não deveriam ser cortadas. A não ser que seja a "jurema ". Uma das causas do "aquecimento global" DO PLANETA.


O gado contribue para o desmatamento...
Plantar na época da chuva agaves fazer reflorestamento ao seu redor. Aqui tem a ação das quatro patas do gado... Mudar para criação de ovelhas vai ajudar a diminuir as erosões e ter um retorno financeiro mais rápido.








O gado é o principal autor deste desmatamento. Troque gado por ovelhas...Mais lucro, mais vida, mais sustentabilidade.

Aproveitar o período da seca para cobrir o solo com podas nas árvores maiores. Espalhando os falhos em volta da árvore que foi podada e ao seu redor.



Plantar em volta bambu e mudinhas de agave. Ótima terra para o abacaxi.





Sugestão: Tirar madeira das juremas e reflorestar com va´rios tipos de árvores. Mesclando frutífera e nativa.






O balde do açude do Sítio Guerrilhas. Cobrir com pedras e pedrinha pequenas e plantar plantas rasteiras Maxixe , melancia etc.

Planta que precisa ser preservada... Pegas as sementes está se tornando rara.













Cobrir com pedrinhas ou britas a parta superior...


Um das minhas visitas á Associação APASGU-PB. Deixo as minhas observações.

Fotos: Conceição Pinheiro

Pintar de branco ajuda a conservar as varinhas das pragas.
Plantar uma cerca viva ao lado da cerca de arame ajudaria a ficar mais aconchegante...

Criar vários piquetes com ramas. E ir mudando...

Tudo vale para salvar a planta... Colocar folhas secas ou capim seco ajuda a segurar a umidade no solo.

O solo deve ficar sempre coberto de folhas e galhos secos para maior riqueza para sua vegetação.
Parabéns! O curso de agroecologia colocado na prática.


Nas árvores de modo geral pois é rica em potássio!
Aqui a árvore tem sua proteção com maior umidade.



Conceição Pinheiro

Vamos cuidar e preservar as nossas árvores típicas da nossa vegetação?
 Uma forma concreta de poder contribuir para atrair as chuvas para o nosso sertão... As observações acima é um contributo do meu saber ecológico pois sou uma ambientalista nata. Gosto de estudar tudo que ajuda ao agroecológico e a saúde do planeta.



13/08/2020


Resumo 

                        Por Terezinha Pinheiro 

Seus sonhos

          A partir da experiência da formação da “Associação dos Trabalhadores” criada com a ajuda de uma das Proprietárias da terra, Terezinha Pinheiro Moreira o grupo adotou a reunião como espaço democrático das reuniões.

            Deixemos que nos apresente uma das proprietárias da Fazenda Sítio Guerrilhas: Terezinha Pinheiro Moreira, Assistente Social da EMATER-PB, assassinada por um adolescente de quatorze anos, buscando dinheiro para drogas, em sua própria casa, em João Pessoa - PB:

               “Acima de tudo esses trabalhadores eram especiais para meus pais”. Era um grupo de cidadãos tratados com dignidade, respeito e amizade apesar de residirem fora da propriedade a 3 km de distância, vindo diariamente a pé, de jumento, a cavalo ou de bicicleta, da Cidade de Paraná – RN. Embora pequena a terra em torno de 171 ha, de excelente qualidade, com terrenos de chapadas próprios para mandioca, fruteiras (a mais comum o cajueiro) e palma. Então, transformar os trabalhadores em os próprios donos daquele cantinho da natureza de paisagens serranas nos fez mais felizes e tranquilos do que víamos antigamente, improdutivo e decadente, apesar de muita gente na época duvidar disso.

Como afetividade se transfere nós herdeiros da terceira geração, vivendo distantes, sentíamos o mesmo respeito por todos eles e muito mais, sentíamos desejo de realizar o sonho filosófico e social da Reforma Agrária: terra para quem nela trabalha. Eles estão pagando o imóvel em 20 anos, com três anos de carência e parcelas em torno de seiscentos reais anos. Mas para nós foi um ideal de espiritualidade renunciar ao legado daquele imóvel que pertenceu aos nossos pais e avós, um ato de amor e desprendimento cujo valor financeiro jamais pagaria o valor de estimação, no entanto aquele espaço continua nosso. Lá no Sítio Guerrilhas somos bem vindos hoje. Outro dia um deles falou para mim:

 “Entre aqui, você tem parte nesta casa, ela também é sua”. “E todos ficam felizes por uma Reforma Agrária pacífica e histórica na região de pequenos proprietários conservadores”.

Somos uma Associação de Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas de Uiraúna na Paraíba, localizada na região nordeste daquele Município próximo à fronteira dos dois Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Entidade civil organizada em 2003 por dez famílias de trabalhadores rurais batalhadores, tendo como fim e objetivo a aquisição do imóvel, a geração de renda, à qualidade de vida daquelas e a preservação do meio ambiente, com recursos do Programa de Combate a Pobreza Rural e de Reforma Agrário do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, do primeiro Governo Lula em parcerias com o primeiro Governo Cássio Cunha Lima, através do INTERPA – Instituto de Terras do Estado da Paraíba, a SAIA – Secretaria de Agricultura, Irrigação e Abastecimento e EMATER – PB, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba, com apoios da FETAG – Federação dos Trabalhadores da Agricultura da Paraíba e do fórum de Apoio à Reforma Agrária, do Banco Nordeste de Sousa – PB e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Uiraúna – PB e dos três proprietários herdeiros do imóvel.

                    


   - 


         
Escrito de Terezinha ao Jornal Aparecida- SP.

                                  Jornalisda Deise

Avaliamos conquistas obtidas pela Entidade, a credibilidade dada pelas Entidades Civis e Órgãos Públicos como o MDA e o Banco do Nordeste aprovando o Projeto Fundiário ao que chamamos de Reforma Agrária Familiar Terezinha Pinheiro Moreira , José Sátiro Pinheiro e Maria da Conceição Pinheiro Moreira;

Consideramos avanço e conquista do Grupo de trabalhadores acreditarem numa sociedade coletiva.

Apreciamos conquista do grupo a construção da agrovila, cuja verba prevista e liberada para construção de cada casa foi de apenas dois mil e quinhentos reais e eles em mutirão bateram tijolos, construíram em tamanhos maiores que os previstos; Assim, economizaram os que fizeram os tijolos aproveitando a pouca água do açude, mesmo no período da estiagem (Seca).

Analisamos conquista e compromisso do grupo de assentados a efetuação do primeiro pagamento agora em março de 2008, considerando a forma de eles pouparem, muito arriscadas por sinal, que é aplicando o dinheiro na compra de reis para engordar (geralmente um garrote) e venda nas vésperas do compromisso (dada à aridez da região se o animal estiver magro, se uma cobra morder, se for roubado...).

  Nossos Sonhos

           

Contamos com a colaboração generosa para que o nosso Projeto atinja o seu verdadeiro objetivo que é formar e informar as dez famílias e proporcionar a elas os meios para desenvolver a agricultura de forma sustentável, adequando à formação tecnológica para o agroflorestal como pequena Empresa Familiar para que os pais e filhos das dez famílias conquistem meios para que possam vender seus produtos em feiras livres e direto do agricultor para as populações vizinhas.

              João Pessoa - PB, 31 de março de 2008-03-31.

                       Terezinha Pinheiro Moreira

                     Assistente Social - EMATER- PB

Observação:

          Este era o sonho da minha irmã Terezinha Pinheiro Moreira de realizar de forma mínima com o nosso contributo a reforma agrária do nosso país.

    Fixando os jovens no campo, produzindo e dando formação e competência para o Agro Negócio.

Formação ao pequeno agricultor deste PROJETO QUE É UM DOS PRIMEIROS do “PROJETO DE COMBATE Á POBREZA RURA”, na nossa região e olhe lá se não no país.

          Com a SEDE que tanto sonham e, a obtenção de recursos hídricos (água) poderão ajudar aos sítios vizinhos e cidades vizinhas e toda a região de Uiraúna- PB e Paraná-RN a fornecer e fortalecer a “ECONOMIA VERDE” e a qualidade de vida da população da região com a  agricultura orgânica e sustentável e a conquista da verdadeira cidadania de famílias que trabalharam na terra e agora são os próprios donos. E, por que não? Os  PEQUENOS AGRICULTORES e empresários de microempresas agroecológicas?

     È maravilhoso para mim e minha família poder acompanhar as dores e alegrias desta associação e a nossa felicidade não tem fim, em poder ser peça protagonista que fez nascer oásis de Vida, numa região tão árida do nosso semiárido. Que Deus realize o sonho de todos!  E sonhar junto é melhor porque é o próprio Deus fará tudo.

        E quantas conquistas já realizadas:

1.  Energia para a Fazenda “Guerrilhas” que não tinha;

2.  Ferramentas de trabalho para quem quis entrar nos   projetos;

3.  Armazém para colocar a lavoura;

4.  Açudes, barragens e poços artesianos e tantos outros.

                       Maria da Conceição Pinheiro Moreira

 


APASGU - PB


Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas Uiraúna- PB.


Presidenta: 
 Ana Maria Silva Moreira
84 998349025

Vice Presidente:
Antonio Félix de Andrade

Secretário:
Francisco Josias de Andrade

Teroureiro: 
Manoel Gomes do Nascimento 


Foto : Flaucério Moreira   

   Principais colaboradores:

   Geraldo Luiz Araújo - EMATER - PB Uiraúna – PB

    Colaboração voluntária:
    Maria da Conceição Pinheiro Moreira 
      Fone: 61- 981999064. 
    Ob.:
     Foi proprietária do Sítio Guerrilhas - Uiraúna -PB.
                 moreira.mcp@gmail.com
    

Nenhum comentário: